19.9.12

Resenha: Surpresa do Além, Charlaine Harris

Título: Surpresa do Além - Harper Conelly Mysteries, vol. 2
Autor: Charlaine Harris
Editora: Lua de Papel
Gênero: Ficção policial, mistério
Páginas: 255
Publicado em: 2005
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse: Convidados pelo professor de antropologia Clyde Nunley, Harper Connely e seu meio irmão Tolliver viajam até Memphis para demonstrar, num antigo cemitério, seu estranho talento: localizar o corpo de pessoas mortas e descobrir a causa do falecimento.
No entanto, Nunley se mantém cético, mesmo depois de Harper encontrar e anunciar dois corpos num mesmo túmulo bem abaixo de seus pés. O primeiro, de um homem morto há séculos. O outro, de uma jovem falecida há pouco tempo.
Assim, o que seria uma simples demonstração do trabalho de Harper revela outro mistério: o corpo encontrado era da filha desaparecida de uma mulher que meses antes contratara seus serviços paranormais.
Parecia uma nova oportunidade de concluir um de seus raros casos sem solução, mas a investigação sobre o crime guardava mais uma surpresa: na manhã seguinte, um terceiro corpo é descoberto – na mesma cova...

Fui atingida por um raio quando eu tinha quinze anos. Eu me recuperei quase totalmente. Restaram apenas pequenas cicatrizes vermelhas em forma de teia de aranha no tronco e perna direita. Ainda sinto dores de cabeça e tenho medo de muitas coisas... Posso encontrar pessoas mortas e descobrir a causa do óbvio. E foi exatamente isso que interessou o professor...

A Charlaine, de um jeito ou de outro, acaba me surpreendendo. Acho que desde o início, eu sabia quem era o assassino, mas os motivos que ela dá para ser aquela pessoa são magníficos. Eu não conseguiria pensar em algo tão genial pra culpar aquela pessoa, que, no entanto, poderia ser qualquer outra. 
No segundo volume, Harper continua seu trabalho com a ajuda do irmão. Quando foi contratada para descobrir o que havia acontecido com Tabitha Morgesntern não obteve sucesso, mas depois de meses, logo após ser chamada por Clyde Nunley para uma pequena demonstração aos alunos dele, num pequeno cemitério antigo de Memphis, Harper encontra Tabitha em outro túmulo, túmulo de Josiah, morto há séculos. Harper se vê novamente envolvida com a família Morgesntern e procura, mais uma vez, descobrir o porquê do corpo da menina estar ali e o possível assassino.

Harper começa a enxergar Tolliver com outros olhos e imagino que Tolliver notou isso no comportamento da irmã. Ela conseguiu me impressionar nesse livro. Seu senso de humor estava perfeito, sem exageros. Ela continua se preocupando com as irmãs menores e isso aproxima os irmãos. Talvez a autora queira juntá-los mais uma vez, por que não? Não acho que as meninas estejam sendo bem tratadas, e acho que renderia muitas descobertas se retirassem as meninas da tia.
Por outro lado, Tolliver continuou se engraçando com as mulheres e desta vez acabou se dando mal por isso. Não posso entrar em muitos detalhes, mas foi bem feito pra ele. Acho a Harper uma boa opção para ele namorar. Eles se entendem só pelo olhar e isso num relacionamento é importante. Mas ai vocês me perguntam: “Eles não são irmãos? O que você está sugerindo exatamente?” Sim, são irmão, mas por parte de pai, Tolliver não é filho da mãe de Harper, eles são meio irmãos, talvez até seja precipitado da minha parte sugerir isso, mas a ênfase que a autora dá para essa fato não é algo normal, aí é que eu paro e penso: tem coisa ai. Mas óbvio que se tinha não foi revelado nesse volume, então é esperar o próximo.

Assim como elogiei a Lua de Papel pelo trabalho impecável no primeiro livro, tenho que fazer o mesmo com o segundo. Dessa vez não achei erros de digitação. A única coisa que ainda me incomoda é o fato do alinhamento, mas enfim, o livro é lindo, a capa, o inicio dos capítulos, então dá pra relevar esse detalhe.
Preciso falar o motivo das cinco estrelas? Bom, só posso dizer que estou me descabelando pelo terceiro volume.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP