11.6.12

Resenha: O que aconteceu com o adeus, Sarah Dessen


Título: O que aconteceu com o adeus
Autor: Sarah Dessen
Editora: Editora iD
Gênero: Ficção, Chicklit
Páginas: 424
Publicado em: 2012
Avaliação: 4 ½ estrelas
Sinopse: Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de Mclean anda assim. Mclean não se importa com isso. Cada nova cidade é a oportunidade de mudar e de tentar ter outra persona. Cada local diferente traz uma oportunidade para ela se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha do drama. A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o passado infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview, onde ela vem criando raízes, fazendo amigos e apenas tentando ser alguém que ela não é há muito tempo: ela mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Ele é a pessoa mais sincera que a Mclean já conheceu. Mclean precisa de tempo, antes que esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de perto...ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as pessoas.



Depois de algumas leituras tensas e sobrenaturais, O que aconteceu com o adeus era exatamente o que eu estava precisando: um livro leve, divertido e com um pouco de drama.
Foi o primeiro livro da Sarah Dessen que eu li e estava com altas expectativas devido às resenhas que já tinha lido desse mesmo livro e ele não me decepcionou. Adorei a leitura e estava com saudades de ler um chicklit assim.
No geral, é o tipo de livro para se ler descomprometidamente, em alguns momentos irá te fazer rir, em outros te emocionará e também te fará refletir sobre as pequenas coisas da vida. Há diversos dramas dentro da história, quase todos os personagens estão passando por algum tipo de crise, o mesmo tipo de crise que você, eu e todo mundo tem... Você se identifica!
A narrativa é bem descontraída e simples e, claro, a leitura flui super rápido e você não quer parar de ler.

Sobre as personagens... Mclean só não é a típica adolescente americana pelo estilo de vida que ela leva com seu pai. Todas essas mudanças de cidade e de personalidade é que a fazem ser diferente, mas acaba por aí. Tirando isso, ela é como qualquer outra: insegura, tentando se enturmar sem criar laços, dramática e um tanto mimada.
Sim, Mclean me irritou em diversas situações... Eu simplesmente esquecia que ela era apenas uma adolescente que ainda não superou o divórcio dos pais e mesmo quando eu lembrava, algumas das suas ações não podiam ser justificadas por esse motivo.

Os outros personagens, apesar de serem um pouco estereotipados, são bem divertidos e complementam a história de uma maneira necessária. Cada um deles mexe com a vida de Mclean de uma forma diferente, assim como ela transforma a vida deles, principalmente a da Deb e do Dave (um fofo!).
O núcleo adulto também não deixa a desejar e são muito bem desenvolvidos, principalmente os pais de Mclean, Katherine e Gus, além dos funcionários do Luna Blu, Opal, Tracey e Jason... Meus favoritos!

O final te surpreende, ao mesmo tempo em que é previsível... Eu sei, vocês estão se perguntado “como isso?”. Vamos dizer que temos diversas situações a serem finalizadas no livro... Algumas te surpreendem, outras já eram esperadas.

4 ½ estrelas porque a Mclean me irritou profundamente em alguns momentos e vocês sabem, quando o meu gênio não bate com o da protagonista, a nota cai.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP