28.5.12

Resenha: The Scorpio Races, Maggie Stiefvater

Título: The Scorpio Races
Autor: Maggie Stiefvater
Idioma: Inglês
Gênero: Ficção
Páginas: 421
Publicado em: 2011
Avaliação: 4 estrelas
Sinopse: Acontece em todo início de Novembro: As Corridas de Scorpio. Cavaleiros tentam se manter em seus cavalos d’água tempo suficiente para chegar à linha de chegada. Alguns deles sobrevivem. Outros morrem.Baseado nas lendas do eich uisce – o cavalo d’água céltico – The Scorpio Races se passa na pequena e imaginária ilha de Thisby. A cada Novembro, cavalos d’água emergem do negro oceano e galopeiam pelas praias abaixo dos despenhadeiros de Thisby. E a cada Novembro, homens capturam esses cavalos para uma excitante e mortal corrida.Ambos Sean Kendrick, quatro vezes campeão, e Kate “Puck” Connolly, recém-chegada às corridas, irão competir este ano, e os dois têm mais a ganhar – ou perder – do que em qualquer ano anterior. Mas apenas um pode ganhar.

The Scorpio Races é o primeiro livro da Maggie Stiefvater que eu leio e não tinha ideia do que esperar de sua narrativa. Confesso que até agora não consegui decidir se gostei, ou não, do livro. A narrativa da Maggie é fantástica, sem dúvidas, mas a história é que está causando esse desconforto.
O enredo é bem interessante, nunca tinha ouvido falar sobre esses cavalos d’água carnívoros e fui pesquisar na internet para saber se eles eram reais ou alguma coisa assim. Como procurei pelo nome que aparece no livro – capaill uisce – não achei nada além de comentários sobre o livro, mas como diz na sinopse é baseado em uma lenda.
De qualquer maneira, não foi uma leitura fácil, nem fluida... Demorei horrores e achei que nunca chegaria no final. Eu acredito que isso aconteceu por dois motivos: não estou acostumada com esse tipo de história e ela usa muitos termos em inglês que eu não conhecia.

Mas vamos falar do livro em si... Com já disse, a narrativa é fantástica. Os capítulos são curtos (tem 66!) e a narração é intercalada entre a visão do Sean e da Puck. Sean viu seu pai ser morto nas corridas e mesmo assim nutre um amor por um desses cavalos assassinos e pela própria corrida. Por outro lado, Puck nunca havia se envolvido com a corrida até então e seus pais foram mortos por esses cavalos enquanto pescavam no oceano. E de alguma maneira eles acabam se conectando.
A história é rica em detalhes, às vezes até demais, e com muitos personagens secundários muito bem explorados, tanto física quanto psicologicamente. Inclusive, um dos irmãos da Puck tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e a todo momento é mostrada a preocupação dela e os sintomas dele.
Thisby é a típica cidadezinha do interior onde todos se conhecem e que entre Outubro e Novembro recebem turistas de todas as partes para comprarem cavalos, ou apenas assistir as corridas. Alguns dos moradores locais, como Sean e Puck, amam o lugar, outros querem sair de lá para tentar a sorte na “cidade grande”.

Outro ponto que colaborou para meu desânimo na leitura, e vejam bem, isso é totalmente pessoal, foi a falta de romance. Sim, sou dessas. Preciso de um romance para me animar ainda mais com a leitura. Não que o livro seja isento de romance, mas é diferente e não o suficiente para o meu gosto.
Mais uma vez, não há comentários sobre a diagramação, pois eu o li pelo Kindle. O único comentário que ouso fazer é que a capa é muito feia. Não gostei mesmo.

Tenho certeza que muitas pessoas dariam 5 estrelas, mas eu dou 4, porque não posso negar o quão sensacional é a escrita e a criatividade da Maggie, mas o desenvolvimento difícil para a minha leitura desanima um pouco.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP