17.4.12

Resenha: Delirium, Lauren Oliver

Título: Delirium: The Special Edition – Delirium, vol. 1
Autor: Lauren Oliver
Editora: HarperCollins
Idioma: Inglês
Gênero: Ficção
Páginas: 401
Publicado em: 2011
Avaliação: 4 estrelas

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Eu tinha grandes expectativas para esse livro e estava super ansiosa para lê-lo e confesso que no começo estava um pouco decepcionada. Sim, o começo não empolga e a personagem principal, Lena, chega a ser um pouco irritante. Ainda bem que isso é só no começo!
O enredo consegue te envolver profundamente em toda a ação, os perigos, as inseguranças e os questionamentos que existem ou surgem na vida de Lena. Ela conseguiu ganhar minha simpatia e com o tempo você é capaz de entender o porquê de ela ser tão chatinha.
Outros personagens com destaque são Hana, a melhor amiga de Lena, e o fofíssimo Alex. Hana tem um espírito livre, bem diferente de Lena, e no decorrer da história ela tem seus altos e baixos. Tem um livro, em inglês, que é a história contada pela Hana... Sinceramente, não tive vontade de ler. E o Alex... *suspiros* entrou para a lista de queridinhos da literatura YA.
Bom, o livro não é muito grande e a leitura flui muito bem. Depois que o enredo engrena, é impossível largar o livro até chegar o final. E quando isso acontece, você deseja desesperadamente colocar as mãos em Pandemonium, o 2º livro da série. Eu não vejo a hora, mas estou com medo também. Li uma resenha que me deixou assim!
Delirium é mais um livro sobre uma sociedade distópica, a nova moda literária, mas dessa vez a temática está ligada ao fato de o amor ser uma doença e isso faz você pensar. Eu, pelo menos, refleti muito sobre o assunto, imaginando como seria viver sem amor. Travei uma discussão com alguns colegas no trabalho... Até eles me lembrarem que eu tenho uma tatuagem de amor infinito, logo sou uma romântica e seria contra o sistema (Claro, claro... ).
Como eu li no Kindle, não posso fazer observações sobre diagramação etc, mas a capa, mesmo em preto e branco no Kindle, é linda!

4 estrelas pois é um livro apaixonante, porém com um começo não muito empolgante e um final... Quando vocês lerem irão entender as reticências.

PS: esse livro já foi lançado em português pela Editora Intrínseca.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP